todos Cursos e formações ENCONTROS ABERTOS Material Educativo Projetos Workshop
Usos da arte
09.09.2014

Com sede no Pavilhão Bienal e abertos ao público, os simpósios do Programa no Tempo tratam de três questões chave voltadas às atuais condições sociais, políticas, culturais e artísticas. A primeira dela, intitulada Usos da arte, Considera a prática artística da perspectiva de suas possibilidadesde ação. Veja o calendário de atividades:

Usos da Arte
13 de setembro
O simpósio de um dia é co-organizado com Stephen Wright e busca inspiração em sua recente publicação, Towards a Lexicon of Usership [Para um léxico do usuário]. O dia estará dedicado aos avanços recentes na teoria em torno de “usuários” e a relação entre uso e projetos artísticos.

11h - 13h: Stephen Wright sobre "Usos da arte" (moderação por Charles Esche)
14h30 - 17h: Apresentações agentes culturais do Brasil que usam a arte como ferramenta para a mudança social: Graziela Kunsch (São Paulo), José Eduardo Ferreira Santos e Vilma Santos (Acervo da Laje, Salvador), Ana Lira e Felipe Peres Calheiros (Recife), Romario Alves (Belém)
17h30 - 19h30: Mesa redonda com Tony Chakar, Suely Rolnik e Stephen Wright

Usos das instituições
12 de outubro
Um segundo simpósio integrante de Usos da arte examinará o valor potencial do uso das instituições e espaços de arte e sua capacidade para funcionar como plataformas para o pensamento crítico e a mudança social.

10h30 - 13h: Reformar instituições: Charles Esche, Bart de Baere, Zdenka Badovinac, Vasif Kortun
15h - 18h30: Criar instituições: Farid Rakun (ruangrupa, Indonésia); Paola Santoscoy (El Eco, México); Emily Pethick (Cluster, Netherlands); Sumesh Sharma (Clark House Initiative, India); Sally Mizrachi (Lugar a Dudas, Colômbia)

últimos posts
share on