Educativo | Formação em São José Rio Preto

ENCONTRO DE FORMAÇÃO EM ARTE CONTEMPORÂNEA

Produção coletiva de sentidos

 

O Programa Educativo da Fundação Bienal de São Paulo, sob curadoria educacional de Stela Barbieri, tem o prazer de convidá-lo para os Encontros de Formação em Arte Contemporânea, em parceria com a Representação Regional de São José do Rio Preto do Sistema Estadual de Museus/Sisem - SP, SESI Rio Preto e Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.

Nestes encontros sobre arte, o Educativo Bienal propõe uma conversa sobre conceitos, obras e artistas contemporâneos com a intenção de refletir sobre as experiências pessoais como formas de aproximação com a arte.

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO!

 

Caso não consiga abrir o link, cole o seguinte endereço no seu browser para ter acesso ao formulário de inscrição: https://docs.google.com/a/bienal.org.br/spreadsheet/viewform?formkey=dHRObG9vRjN0V25GVjF4MV8xd1Z4aEE6MA#gid=0

 

PROGRAMA

 

Jornada em andamento

22 de julho de 2014 • das 18h30 às 21h30

Teatro do SESI São José do Rio Preto

 

O que nos move neste exato momento? Qual é o cenário existente entre a partida e a chegada? Propomos debater, a partir da ideia de jornada, como diferentes processos de deslocamento estão presentes em alguns projetos artísticos contemporâneos e na criação da própria 31ª Bienal.

 A participação do Educativo Bienal na pesquisa realizada em São Paulo por alguns artistas estrangeiros selecionados também integra as proposições deste encontro. Compartilharemos algumas reflexões que permeiam a expectativa de que a visita à exposição possa ser estruturada como uma jornada em diálogo com as trajetórias físicas e intelectuais do público. O encontro é proposto por Carolina Melo (Educativo Bienal).

Artistas: Ines Doujak & John Barker, Mark Lewis, Tony Chakar. 

 

Cidade como matéria

23 de julho de 2014 • das 14h às 17h

Teatro do SESI São José do Rio Preto

 

O “corpo-a-corpo” com a cidade e as particularidades do cotidiano metropolitano têm disparado diferentes proposições artísticas, muitas desenvolvidas por coletivos compostos não apenas por artistas, como também arquitetos e pesquisadores. Tendo o espaço urbano como principal matéria-prima, estes projetos sublinham conflitos e colocam em xeque modos de vida e de representação. 

Propomos uma discussão sobre a potência do campo da arte para o desenvolvimento de propostas que, afastadas de suas mitificações, reagem às questões urgentes das grandes cidades, incluindo elementos do dia a dia de qualquer pessoa. Neste encontro, serão debatidas como essas articulações extrapolam o espaço expositivo e implicam também uma nova postura do público.  O encontro é proposto por Carolina Melo (Educativo Bienal).

Artistas abordados: Bruno Pacheco, Eder Oliveira, Jakob Jakobsen & María Berríos

 

SERVIÇO 

Jornada em andamento

Data: 22 de julho de 2014 (terça-feira)

Horário: das 18h30 às 21h30

Local: Teatro do SESI São José do Rio Preto

Endereço: Av. Duque de Caxias, 4656 - Vila Elvira - São José do Rio Preto

 

Cidade como matéria

Data: 23 de julho de 2014 (quarta-feira)

Horário: das 14h às 17h

Local: Teatro do SESI São José do Rio Preto

Endereço: Av. Duque de Caxias, 4656 - Vila Elvira - São José do Rio Preto

22.07.2014
18:30
São José do Rio Preto (Av. Duque de Caxias, 4656 - Vila Elvira)
share on