Olhar para não ver | Reprojetando o espaço público do Minhocão - 31a Bienal 
Olhar para não ver | Reprojetando o espaço público do Minhocão

26 de outubro (domingo) de 2014 • das 16h às 19h30

Alexander Pilis
Oficina e excursão: Reprojetando o espaço público do Minhocão
* Encontro para a oficina no Metrô Marechal Deodoro • 15h30
Apresentação na Associação Parque Minhocão • das 18h às 19h30
 

O público em geral e alunos de várias escolas – arquitetura, arte, ciência, cinema, áudio e teatro – são convidados a se envolver através de desenho sobre, sob e seccionando o Minhocão; projetando a convicção apaixonada, crítica e lírica no Minhocão como “Espaço Público”.



Seminário seccional: Re-Design/Re-Desenho do Minhocão como constructo arquitetônico social


Introdução: Histórias e Conceitos, por Alexander Pilis
Trazer material para desenhar: bloco de papel A3, prancheta para apoiar o papel A3, lápis, carvão, borracha, tesoura, cola.
Documentação: Câmera: foto e movimento em vídeo.
Todos os desenhos serão fotografados digitalmente durante o processo e no estado final. Vídeo do envolvimento no processo de desenho no Minhocão.

 

SOBRE O PARTICIPANTE


Alexander Pilis é arquiteto-pesquisador, trabalhando sob a égide da “Arquitetura Paralaxe”. Pilis nasceu no Rio de Janeiro e trabalha/reside em Barcelona, Toronto e São Paulo. Formado em arquitetura, lecionou na Universidade de Toronto na Escola de Arquitetura e no Departamento de Belas Artes. Ministrou o programa Metrópole de mestrado em Arquitetura e Cultura Urbana, um projeto de colaboração entre o Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona e a Universidade Pompeu Fabra. The Blind Architect: Visual Crisis [O Arquiteto Cego: Crise Visual] é uma extensão e um compêndio de seus 25 anos de exploração sobre a natureza e significado do que ele chama de “Arquitetura Paralaxe”. É uma prática de pesquisa que levanta questões sobre como pensar, articular e representar sistema de ordenação que não dependa de uma singularidade visual.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

26.10.2014
16:00
Minhocão, elevado sobre a Av. São João
share on