Olhar para não ver | Café Educativo: Paladar Cego

30 e 31 de outubro e 1 e 2 de novembro de 2014
Jorge Menna Barreto, Jefferson Mota, Leandro Lopes, Elaine de Azevedo, Neka Menna Barreto, Fernando Ataliba, Adilson Gonçalves 
Workshop: Café Educativo: Paladar Cego

E se reimaginássemos nosso sistema digestório, expandindo o desenho para incluir não só nosso trato digestivo, mas também o impacto de nossa alimentação sobre o meio ambiente e sobre cada célula de nosso corpo? Café Educativo: Paladar Cego consiste em dois momentos: uma oficina sobre ativismo alimentar e a produção de sucos verdes [green smoothies] a serem vendidos no restaurante da Bienal. A oficina debaterá a ideia de como nossos hábitos alimentares definem nossa paisagem interna e externa, com isso levantando uma discussão sobre agroecologia, locavorismo [prática de comer apenas alimentos locais], veganismo e site-specificity. As bebidas verdes serão feitas de frutas e folhas verdes locais, inspiradas pelos matinhos comestíveis que crescem espontaneamente no Parque Ibirapuera. Proposição de Jorge Menna Bareto com Jefferson Mota, Leandro Lopes, Fernando Ataliba, Elaine Azevedo, Neka Menna Barreto e Adilson Gonçalves. A obra Café Educativo é uma proposição de Jorge Menna Barreto e pertence à coleção do MAM-SP desde 2012.
 

30 de outubro (quinta-feira) • das 14h às 17h
Jorge Menna Barreto
Introdução de Jorge Menna Barreto aos conceitos discutidos no workshop Café Educativo: Paladar Cego: agroecologia, matinhos comestíveis, site-specificity e ativismo alimentar.

31 de outubro (sexta-feira) • às 11h
Excursão em ônibus
Sítio Catavento é um empreendimento agrícola na cidade de Indaiatuba, São Paulo, onde Fernando Ataliba vem cultivando frutas e legumes orgânicos desde 1997. Também sociólogo, Fernando tem consciência das implicações políticas do uso do solo e seus impactos sobre a sociedade e o meio ambiente.


1 de novembro (sábado) • das 9h às 19h
Oficina: Café Educativo: Paladar Cego
9h-12h Apresentação e discussão com Jefferson Mota sobre matinhos comestíveis. Excursão pelo Parque do Ibirapuera, identificando e coletando plantas.
12h-14h Piquenique no Parque do Ibirapuera.
14h-17h Apresentação e oficina de desenho com Leandro Lopes. Desenho das plantas coletadas ou fotografadas pela manhã, como meio de desacelerar a percepção e observação e ganhar intimidade com os matinhos e seus detalhes. “Se você não desenhou, não viu”.
18h Elaine de Azevedo e Neka Menna Barreto – experiências com comida, textura, cheiro e gosto. Ativismo alimentar. Expansão de nosso sentido gustativo para incluir o que acontece além de nossas bocas e o que acontece em cada célula de nosso corpo. Satisfazer não só um sentido pessoal de gosto, mas também um sentido ambiental e celular.

2 de novembro (domingo) • das 9h às 19h
Oficina: Café Educativo: Paladar Cego
9h-12h Fernando Ataliba falará sobre a agricultura orgânica e seus desafios, relatando o caso de seu Sítio Catavento em São Paulo.
14h-17h Adilson Gonçalves falará sobre o revolucionário método de cultivo agroflorestal e a vida na Barra do Turvo.
18h Encerramento com degustação de sucos específicos com Jorge Menna Barreto.

02.11.2014
09:00
Pavilhão da Bienal, área Parque, Térreo
01.11.2014
09:00
Pavilhão da Bienal, área Parque, Térreo
31.10.2014
11:00
Excursão em ônibus até Indaiatuba
30.10.2014
14:00
Pavilhão da Bienal, área Parque, Térreo
share on