todos Cursos e formações ENCONTROS ABERTOS Material Educativo Projetos Workshop
Uma andorinha só não faz verão, mas pode acordar o bando todo
12.08.2014
Frase do poeta Binho versa o manifesto escrito pela Agência Popular de Cultura Solano Trindade, participante do programa No Tempo, da 31ª Bienal.

Como parte da programação da 31ª Bienal, a Agência Popular de Cultura Solano Trindade reuniu coletivos da cultura popular de diversos bairros de São Paulo e prepara saraus e performances para o público da mostra. Veja o manifesto do grupo:

Sim! Nós somos a cidade!
A periferia, que está em todo lugar, é a arte de toda parte.

As culturas tradicionais e periféricas se irmanam para uma união que legitima a ancestralidade e celebra a contemporaneidade, presente em quem sente aquele friozinho na barriga quando o Marco Pezão grita: "NÓIS É PONTE E ATRAVESSA QUALQUER RIO" - centro é periferia, periferia é centro!

Como falar de coisas que existem e a sociedade finge que não existem? Sim, o racismo existe, desigualdade social está aí e você vê, você sente, eles atiram pra depois saber quem é, os encapuzados estão aí transformando a minha quebrada num grande cárcere social.

Na #31Bienal, vamos começar pelo Treme Terra. Uma performance de esculturas sonoras atuando como ferramenta de (re)conexão ancestral. A música sendo ferramenta que reorganiza nossos átomos ancestrais, criando uma bio-interação artística em que os participantes experimentam sons que vêm do interior de cada um, como num processo de meditação entre os homens e a natureza. Treme Terra - Esculturas Sonoras na abertura da #31Bienal reconecta povos de matriz africana, cultura periférica e povos indígenas numa intervenção que emana a força dos povos iorubá e guarani.

Vamos levar saraus, entregar livros, apresentar espetáculos de dança, distribuir cultura. Num momento em que as relações de força estão sendo questionadas e colocadas em "xeque", com certeza a sociedade vai ficar em "choque", quando a  nossa arma mais poderosa - a palavra - ecoar dentro de cada um. E quem der a si mesmo a oportunidade vai poder se envolver na força motriz que mantém essa diversidade cultural circulando.

A #31Bienal pode ser o grito da favela! Olhar para o alto e ouvir o poeta Binho dizer que "uma andorinha só não faz verão, mas pode acordar o bando todo". Então vem que vem os bandos da zona Sul, da Norte, da Leste e da Oeste, de todos os cantos. Do Jardim Ibirapuera até o Parque do Ibirapuera, esbravejando que "A POESIA SALVA VIDAS" e que com nóis é assim: "PRETO NO BRANCO".

Por fim, deixamos uma inspiração do poeta do povo, Solano Trindade, que diz "PESQUISAI NA FONTE DE ORIGEM E DEVOLVEI AO POVO EM FORMA DE ARTE”.

Tamu juntu!

Aline Maria - Leonardo Brito - Rafael Mesquita - Thiago Vinicius - Alex Barcellos - Aderbal Ashogun

Giovani Baffô - O Menor Sarau do Mundo

Flávia D'Álima - Encena Cia de Teatro 

Alex Barcellos - Narra Várzea • Marco Pezão - Sarau A Plenos Pulmões

Pedro Duck (Coletivo T'amo Vivo) - Sarau Preto no Branco

Katia Paixão - Barracão Capoeira Etnia • Aline Maria - Ateliê Popularte

Giovani Baffô e Ana Carulina Laet - Jazz na Kombi

Mc Preto - Bonde Sak Funk • Akins Kinte - Narra Várzea

Washington Gabriel - Núcleo de Dança Pélagos • Aline Maria - Ateliê Popularte

Juninho - Círculo Palmarino • Baltazar Honório - Zica do Mato 

Thiago Vinicius - União Popular de Mulheres • Gamão - Raxa Kuka Produções • Jaime Diko Lopes - Sarau Versos em Versos • Aline Maria - Ateliê Popularte • Alex Barcellos - Narra Várzea

Sofia Serafim - Núcleo de Dança Pélagos

Paulo Magrão - Associação Capão Cidadão • Eduardo Brechó, Alex Barcellos, Akins Kinte, Kennyaata, Fino Du Rap, Dugueto Shabazz - Time Narra Várzea • Marco Pezão - Sarau A Plenos Pulmões.

Tanaka Eduardo e Negoh Puma - Batalha TSP • Alex Barcellos - Narra Várzea • Aline Maria - Ateliê Popularte • Thiago Vinicius - União Popular de Mulheres

Dimas Reis Gonçalves - Grupo Sambaqui

Aline Maria - Ateliê Popularte   Daniel Marques da Silva - Sarau O que dizem os umbigos

Ione Dias e Paulo Magrão - Balé Capão Cidadão

Binho e Suzi Soares - Sarau do Binho

Todas as imagens ©Léu Britto/Agência Popular de Cultura Solano Trindade

 

 

 

últimos posts
share on