todos Cursos e formações ENCONTROS ABERTOS Material Educativo Projetos Workshop
Campinas recebe obras selecionadas da 31ª Bienal
24.03.2015
Quinze projetos da exposição chegam a Campinas, a partir de 24 de março.


Martírio, 2014, de Thiago Martins de Melo integra a mostra em Campinas . ©Leo Eloy / Fundação Bienal de São Paulo

A unidade do SESC Campinas apresenta, a partir do dia 24 de março, a mostra Como (...) coisas que não existem. Com curadoria de Charles Esche, Pablo Lafuente, Nuria Enguita Mayo, Galit Eilat, Oren Sagiv, Benjamin Seroussi e Luiza Proença, a exposição irá apresentar um recorte de 15 projetos que estiveram em exposição na 31ª Bienal.

O curador Pablo Lafuente apresenta o recorte pensado para Campinas da seguinte forma: "Como Juan Downey parece sugerir em Video Trans Americas, o território pode, de fato, mudar em consequência de conexões que são feitas durante nossas viagens. As viagens transformam para nós o rosto do mundo, fazendo com que os fatos do presente deixem de ser vistos como necessários, inevitáveis – o Estado que nos vigia, como mostra o vídeo de Gabriel Mascaro; ou a violência que ele pratica, como no vídeo de Clara Ianni e Débora Maria da Silva; ou ainda sua cumplicidade com a violência de outros e a invisibilidade de povos ou classes, como mostram os trabalhos de Éder Oliveira, de Thiago Martins de Melo e de Armando Queiroz com Almires Martins e Marcelo Rodrigues. A transformação pode chegar através de figuras coletivas, como nas pinturas de Bruno Pacheco; de objetos que não são o que parecem, como os amuletos de Michael Kessus Gedalyovich; ou de uma história que pode servir como plataforma para o futuro, como mostra Yuri Firmeza. Com elas, e as perspectivas dos outros artistas na exposição, é possível alcançar um futuro próximo distinto de nosso presente". Além dos participantes citados, os projetos de Agnieszka Piksa, Halil Altindere, Nilbar Güreş, Romy Pocztaruk e Vivian Suter também compõem a mostra.

Extensão da parceria firmada entre a Fundação Bienal de São Paulo e o SESC-SP, que comissionou obras da exposição e recebeu 6 encontros abertos realizados pela equipe curatorial em 2014, as itinerâncias nos SESC Campinas e São José do Rio Preto procuram fortalecer o relacionamento com os públicos do interior. Em 2012, em razão da 30ª Bienal de São Paulo, as quatro unidades do SESC localizadas em Campinas, São José do Rio Preto, Araraquara e Bauru receberam 117.495 visitantes no projeto itinerante. No ano seguinte, as seleções de obras da mostra 30 × Bienal nas unidades do SESC Piracicaba e São José do Rio Preto atraíram 46 mil visitantes.

Saiba mais sobre a 31ª Bienal de São Paulo - Obras selecionadas

31ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas
24 de março a 7 de junho
SESC Campinas Rua Dom José I, 270/333 - Bonfim - Campinas - SP
ter-sex: 8h30-21h; sab-dom e feriados: 9h30-18h
www.sescsp.org.br | email@campinas.sescsp.org.br
T: (19) 3737 1500
Entrada Gratuita

últimos posts
share on