todos Cursos e formações ENCONTROS ABERTOS Material Educativo Projetos Workshop
MAMM Juiz de Fora apresenta recorte de seis projetos da 31ª Bienal
06.04.2015
A partir de 9 de abril, o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes recebe obras da 31ª Bienal em recorte intitulado: "Como desfazer coisas que não existem".


Muhacir, de Gülsün Karamustafa estará em exposição no Museu de Arte Moderna Murilo Mendes ©Pedro Ivo Trasferetti / Fundação Bienal de São Paulo

Em Juiz de Fora (MG), o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes receberá, a partir de 9 de abril, a terceira itinerância da 31ª Bienal - Como (…) coisas que não existem. A seleção feita para a ocasião, intitulada Como desfazer coisas que não existem, terá obras de Agnieszka Piksa, Bruno Pacheco, Gülsün Karamustafa, Johanna Calle, Nilbar Güreş e Teresa Lanceta.

A apresentação é do curador Pablo Lafuente: "Certos códigos, construções e esquemas sociais podem funcionar como armadilhas, como sistemas de controle, como prisões que não são completamente visíveis, tornando seus efeitos ainda mais difíceis de evitar – em uma luta de sombras. Nesta seleção de obras da 31ª Bienal de São Paulo, cujo título assume aqui a forma Como desfazer coisas que não existem, obras de Johanna Calle, Nilbar Güreş e Gülsün Karamustafa materializam a possibilidade de evasão desses sistemas. Mostram modos de escapar dos entraves administrativos que pensam o mundo em termos quantitativos, dos códigos de gênero e orientação sexual, que determinam os comportamentos aceitáveis, e da classificação hierárquica de culturas consideradas como tradicionais em relação a outras culturas. Os deslocamentos que essas obras propõem sugerem novas maneiras de fazer desfazendo: ao criar novas imagens de comunidade, na obra de Bruno Pacheco, cosmologias alternativas, na contribuição de Agnieszka Piksa, ou estratégias de trabalho coletivo, na obra de Teresa Lanceta".

Saiba mais sobre a 31ª Bienal de São Paulo - Obras selecionadas

31ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas 


Juiz de Fora
9 de abril a 31 de maio
Museu de Arte Moderna Murilo Mendes
R. Benjamin Constant, 790 - Centro - Juiz de Fora - MG
ter-sex: 10h-18h; sab-dom: 13h-18h
www.ufjf.br/mamm | T: (32) 3229 9070
Entrada Gratuita

últimos posts
share on