todos Cursos e formações ENCONTROS ABERTOS Material Educativo Projetos Workshop
Ribeirão Preto recebe itinerância e encontro para professores
27.04.2015
Projetos selecionados da 31ª Bienal estão na FAAP Ribeirão Preto até 20 de junho. Em 19 de maio, Bienal realiza encontro para professores e educadores sociais no local.

Michael Kessus Gedalyovich é um dos participantes da mostra em Ribeirão Preto. ©Pedro Ivo Trasferetti / Fundação Bienal de São Paulo

Após passar por itinerância no campus da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em São José dos Campos, o mesmo recorte da 31ª Bienal chega à unidade da FAAP de Ribeirão Preto. Três projetos concebidos para a exposição “Como (...) coisas que não existem" estarão em exposição na cidade, no período de 27 de abril a 20 de junho.

Como uma extensão da parceria firmada entre a Fundação Bienal de São Paulo e a Fundação Armando Alvares Penteado - que permitiu a residência artística de 13 participantes da 31ª Bienal na cidade de São Paulo - as mostras nos campi da FAAP procuram recriar a experiência que se desenvolveu no Pavilhão da Bienal. De acordo com o curador Pablo Lafuente, há uma ligação bastante aparente entre os trabalhos dos artistas apresentados. “Os tapetes de Teresa Lanceta propõem um reconhecimento do saber de comunidades do norte da África e relacionam-se diretamente aos registros da viagem de Romy Pocztaruk pela Transamazônica. A urgência de uma nova relação com o mundo derivada de suas jornadas encontram eco nos amuletos de Gedalyovich, coletados durante a viagem que realizou desde as Colinas do Paraíso, em Israel, à Amazônia brasileira”.

Encontros para Professores

Promovido pelo Educativo Bienal, os Encontros são um espaço para discutir e refletir sobre vida e arte contemporânea a partir das obras, artistas e conceitos da mostra, em diálogo com a experiência dos participantes. Ações Poéticas são parte integrante dessas conversas e possibilitam aos presentes uma elaboração do conteúdo abordado através da ativação dos sentidos.

O Encontro para Professores na cidade de Ribeirão Preto será realizado no dia 19 de maio de 2015 e acompanha a exposição 31ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas.


Encontro para Professores pretende debater a ideia de jornada. ©Sofia Colucci/ Fundação Bienal de São Paulo


Como falar de coisas que não existem?
19.05 (terça-feira) | 19h às 22h
proposto por Elaine Fontana

Partindo da mostra em cartaz na FAAP Ribeirão Preto, com obras de Teresa Lanceta, Romy Pocztaruk e Michael Kessus Gedalyovich, o encontro pretende debater a ideia de jornada tanto como proposta curatorial quanto como trajetória empreendida pelo público.  Discutiremos a presença de diferentes processos de deslocamento na produção contemporânea a partir da reflexão sobre os caminhos traçados por estes artistas.

Local: FAAP Ribeirão Preto
Av. Independência, 3670 - Jd. Flórida - Ribeirão Preto/SP
Telefone: (16) 3913-6314
Evento gratuito

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER!
Caso não consiga abrir o link, cole o seguinte endereço no seu browser: http://goo.gl/forms/SmlvvlfWbn

 O material educativo da 31ª Bienal está disponível para download no site.

últimos posts
share on