todos Cursos e formações ENCONTROS ABERTOS Material Educativo Projetos Workshop
Professores da SME Itu participam do Laboratório de Material Educativo
17.04.2015
Professores reunidos pela Secretaria de Educação de Itu retornam à Bienal para laboratório e ação poética. Encontros educativos mensais estão previstos para 2015.



Motivados pela visita feita à 31ª Bienal, em 2014, professores reunidos pela Secretaria de Educação de Itu retornaram à Bienal no dia 10 de março. Se na primeira ocasião ocasião o diálogo se deu em torno das obras de arte, desta vez os professores participaram do Laboratório de Material Educativo: uma forma de discutir as ferramentas que podem ser exploradas em sala de aula, mesmo após o término da exposição.

Extendida a parceria entre a Secretaria e a Bienal, outras duas conversas acontecerão ao longo de 2015. "Existe ainda um distanciamento dos professores ou uma falta de proposições referentes à arte contemporânea. Tive a sensação de que nossos alunos consideravam arte como algo que aconteceu, e não que está acontecendo”, observa Braz Junior, coordenador de arte da Secretaria e articulador da programação. Se agora podemos tratar da desmistificação da arte e considerar o público como agente da relação estabelecida com a obra, como a arte contemporânea e os questionamentos por ela colocados também podem ser relevantes na sala de aula?

Como falar de uma Bienal que não existe

Jogando com o título da última edição (Como falar de coisas que não existem), Cecília Bracale, propositora do encontro, convidou o público a refletir sobre “como falar de uma Bienal que não existe”. Para tal, discutiu o processo de elaboração colaborativa do material e defendeu seu uso como forma de criar pontes entre a arte contemporânea e o cotidiano.

Também foram realizadas ações poéticas, como a chamada “Corpo único”, inspirada pelo desenho do artista indiano Prabhakar Pachpute. Com explorações do espaço em silêncio e de olhos vendados, os participantes reuniam-se por meio do toque, até que se formasse um corpo coletivo sem o uso da comunicação verbal e da visão.

A "Caixa de ferramentas", título dado ao material educativo composto para a 31ª Bienal, foi manuseada ao final do encontro. O planejamento de aula com uso das pistas educativas e as adaptações que seriam feitas para contextos específicos foram pautas da discussão presente.

Além das conversas continuadas em grupos, como a parceria com a Secretaria de Educação de Itu, também estão planejados eventos educativos abertos ao público durante o ano de 2015, como ateliês, conversas e o curso de férias. Para o interior paulista, a Bienal prevê um seminário de arte contemporânea, a ser realizado no segundo semestre. Acompanhe a divulgação das datas no calendário do site e nas redes sociais da Fundação Bienal.


Próximos eventos educativos:

09.05 (sábado) | Ateliê | Aberto ao público geral

21.05 (quinta-feira) | Conversa | Aberto ao público

27.06 (sábado) | Ateliê | Aberto ao público

06, 07 e 08.07 (segunda, terça e quarta-feira) | Curso de Férias | Aberto ao público geral


Texto: Regiane Ishii
Fotos: Sofia Colucci e Sattva Horaci

últimos posts
share on