todos Cursos e formações ENCONTROS ABERTOS Material Educativo Projetos Workshop
Letra morta
15.09.2014

2014
Juan Pérez Agirregoikoa
Diretor de fotografia José Mari Zabala

Juan Pérez Agirregoikoa realizou, na periferia de São Paulo, um filme baseado em O evangelho segundo São Mateus (1964), de Pier Paolo Pasolini. O novo filme conserva alguns elementos formais e estéticos do original, mas o roteiro foi reescrito deslocando o foco para alguns versículos bíblicos não levados em conta pelo diretor italiano. Estas passagens – como, por exemplo, a parábola que premia o investidor e castiga o que fracassa na empresa – constituem para Pérez Agirregoikoa um dos fundamentos discursivos do capitalismo ocidental.

Nos últimos treze anos, com o prévio abandono da abstração, Juan Pérez Agirregoikoa vem trabalhando na subversão de discursos relativos ao poder e à obediência. Essas intervenções consistem, às vezes, em alterações mínimas introduzidas em frases mais ou menos conhecidas, como quando subtrai o “não” de alguns dos dez mandamentos judaico-cristãos. Outras vezes, ao contrário, realiza uma substituição: contrata um coro de câmara para cantar quatro temas do cancioneiro popular espanhol e basco, mas com letras constituídas por trechos de textos de pensadores materialistas franceses. Assim, se sobrepõem, ao fundo folclórico original, questões como a matéria, o uso da energia libidinal pela economia, a prática como matriz da aparência e da revolução.

Mas, longe de ensinar o modo “correto” de pensar, Pérez Agirregoikoa desestabiliza todas as referências, inclusive aqueles lugares-comuns sobre os quais poderia chegar a existir um consenso quase universal. Assim, sobre uma grande tela, pode listar todas as guerras empreendidas pelos Estados Unidos no século 20 e, em outra, escrever: “o capitalismo é fabuloso”. Em lugar da adesão, o que essas operações buscam é pôr em crise visões de mundo cristalizadas que impedem qualquer possibilidade de transformação individual e social.

No novo filme, a mesma operação está em jogo: um questionamento da visão de mundo imposta por uma religião que, muito frequentemente, aponta para a diminuição de potencialidades individuais e comunitárias. – SGN

 

últimos posts
share on