todos Cursos e formações ENCONTROS ABERTOS Material Educativo Projetos Workshop
Os não contados: um tríptico
16.09.2014

2014
Mapa Teatro – Laboratorio de artistas

Na arte pictórica, um tríptico é um dispositivo formal constituído por três partes unidas por dobradiças. Na história recente da Colômbia, os atores da violência (guerrilha, narcotráfico, paramilitarismo) serviram-se da festa e da vulnerabilidade dos corpos como dispositivo de celebração, não só da vida, mas também da morte. Concebida para a 31ª Bienal, Los incontados: un tríptico [Os não contados: um tríptico] constitui uma instalação- -arquivo em que se desdobram, em três espaços articulados à maneira de tríptico, os restos e os rastros de festas que já acabaram e que o público visita como última testemunha.

A primeira das três festividades, na intimidade do salão de uma casa de família, é uma festa de criança, da qual resta apenas um rádio ligado que emite uma voz que não para de repetir: “a revolução é uma festa” (Los incontados, 2014). Da segunda, uma celebração pública que ocorre a cada ano em um remoto povoado do Pacífico, vemos apenas centelhas de imagens que nos mostram que “o inimigo invadiu a festa” (Los santos inocentes [Os santos inocentes], 2010). Na terceira festa, particular, o mais célebre dos narcotraficantes profere, ao som de uma banda, um delirante discurso sobre a legalização das drogas (Discurso de un hombre decente [Discurso de um homem decente], 2012).

De uma perspectiva poética e micropolítica, Mapa Teatro, um teatro-laboratório transdisciplinar de artistas com sede em Bogotá, explorou, no âmbito público, privado e íntimo de diversas festas e celebrações na Colômbia, essas formas particulares de aparição e teatralização da violência, assim como seus efeitos sobre a subjetividade e os corpos. Ao longo de quatro anos, o grupo criou diversos dispositivos artísticos experimentais (performáticos, cênicos, audiovisuais) com base em materiais, objetos e pessoas que encontrava em seu processo de indagação e montagem: arquivos visuais e sonoros, documentos e depoimentos, especialistas e testemunhas que se tornam imagens, ações, partituras, midiaturgias e etnoficções. – MT

últimos posts
share on