todos Cursos e formações ENCONTROS ABERTOS Material Educativo Projetos Workshop
Os excluídos. Em um momento de perigo
16.09.2014

2014
Chto Delat

No filme que o coletivo Chto Delat (em russo, “Que fazer”) produziu para a 31ª Bienal, o sistema prisional conecta vários momentos históricos tensos, de luta, quando visões conflitantes do mundo estavam em jogo. Ao lidar com o tempo e utilizar técnicas teatrais sob a influência de Bertolt Brecht, The Excluded. In a moment of danger [Os excluídos. Em um momento de perigo] expõe o ambiente da prisão como lugar de disciplina e isolamento da sociedade – tanto uma punição pelo delito quanto um terreno de despejo para aqueles que não se encaixam nos limites de um determinado consenso social.

O cárcere serve como um símbolo concreto de controle social e de moralidade, representando o poder ao mesmo tempo protetor e repressivo do Estado. Embora as prisões sejam às vezes salvaguardas de uma ordem compartilhada, foram usadas com frequência para garantir que formas de governo impopulares ou em risco sobrevivessem. 

O filme segue as muitas leituras simbólicas possíveis de uma prisão, reunindo prisioneiros que mais tarde foram considerados, por certas comunidades, heróis ou combatentes pela liberdade. Questionando a natureza geral da resistência, da repressão e da discórdia, este filme é o último de uma série de curtas teatralizados que usam a canção e o movimento para falar sobre dilemas contemporâneos.

Estabelecido em São Petersburgo, Chto Delat reage, em parte, aos acontecimentos correntes na Rússia, onde tensões estão aumentando, a Ucrânia está sob ameaça e atores culturais estão sendo silenciados naquilo que podem dizer e fazer. Afora os filmes, o grupo produz um jornal de periodicidade irregular com o mesmo nome. – CE

 

últimos posts
share on