todos Cursos e formações ENCONTROS ABERTOS Material Educativo Projetos Workshop
Contando as estrelas
17.09.2014

2014
Nurit Sharett

Em uma jornada que a levou de Natal a São Paulo, passando por Campina Grande, Recife e Belo Horizonte, Nurit Sharett assumiu um olhar estrangeiro documentando o Brasil que estava conhecendo. Porém, o que motivou a sua viagem não foi a busca de uma outra cultura.

Israelense de origem judaica, Sharett se interessa por construções identitárias. Nos seus filmes, de cunho documental, a artista é sempre o fio condutor da investigação, medindo de maneira delicada sua proximidade ou distância com os sujeitos das suas pesquisas. No Brasil, ela foi ao encontro dos autoproclamados descendentes de cristãos novos – ou anussim – judeus forçados a se converter ao catolicismo pela Inquisição portuguesa do século 15 e que se refugiaram aqui.

Cinco séculos depois, herdeiros dessa memória escondida pedem para voltar ao judaísmo. “Como nós somos um povo miscigenado, de diversas raças, podemos ser qualquer coisa dentro dessa mistura” – diz um dos anussim entrevistados por Sharett. O que, para ele, é uma condição da sua identidade híbrida, para outro personagem do filme, um rabino ortodoxo, soa como um empobrecimento dessa: “Desde a Inquisição, mais de quinhentos anos se passaram. Quinhentos anos é bastante tempo: muitas coisas acontecem, muitas influências, muita miscigenação, muita alienação, muita assimilação”.

Preservando a especificidade de cada discurso e, portanto, sem os nivelar, a artista edita as entrevistas coletadas em Counting the Stars [Contando as estrelas], um vídeo apresentado em três telas, como se fossem uma grande e única conversa, dando um peso igual ao rabino, ao antropólogo, ao recém-convertido, à psicanalista, ao poeta e àquele que sempre ouviu da mãe que era judeu e quer ser reconhecido como tal. Desvinculando os discursos das instituições que os legitimam como reais ou os condenam como ficcionais, cada um deles se torna uma história plausível e cada entrevistado se torna o protagonista de sua própria identidade. – BS

últimos posts
share on