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Agoramaquia (o caso exato da estátua)
17.09.2014

2014
Asier Mendizabal

Dando continuidade a esculturas recentes como Hard Edge [Contorno duro] (2010), obra composta por seis peças de MDF que resultam de um gesto de subtração, o trabalho que Asier Mendizabal produziu para a 31ª Bienal reinscreve de forma crítica, no contexto da arte contemporânea, o projeto escultórico e as ideias de Jorge Oteiza (1908-2003), cuja atuação na América Latina entre as décadas de 1930 e 1960 foi de grande relevância, embora seja pouco estudada.

 

 

A contribuição de Mendizabal consiste em um conjunto de esculturas baseadas no monumento ao poeta peruano César Vallejo em Lima, feito por Oteiza em 1960. As obras são versões “finalizadas” ou “incompletas” de uma forma escultural – todas elas composições abstratas, como o monumento em que se baseiam. Ao entrar em contato com outras obras e outros espaços da exposição, essas formas abstratas são capazes de adquirir significados e funções que podem parecer, em princípio, alheios à sua composição. O que o artista faz, pois, é explorar e atualizar um problema central tanto para a obra de Oteiza quanto para a sua própria: a contradição insolúvel entre a linguagem formal da abstração, com suas implicações de transcendência, e a intenção de atribuir a essa linguagem significados concretos, ao relacioná-la com situações históricas específicas.

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