todos Cursos e formações ENCONTROS ABERTOS Material Educativo Projetos Workshop
“… - OHPERA – MUDA - ...”
18.09.2014

2014
Alejandra Riera com Ueinzz

[em 3 de setembro de 2014]

 

– Cinema abandonado.
– Vista parcial. Desmontagem da estátua de Cristóvão Colombo, praça Colón, Buenos Aires, fevereiro de 2014

— Visitante: Olhe, ao longe, ondas de........., um rebanho, é “………..”.
— Guia: É impossível! Isso …….. Não existe mais, não mesmo, nessas terras.
— Visitante: Entretanto, olhe bem, lá, sobre as colinas! Aquilo cheira forte! Aliás, se tudo se torna enunciável e criticável, mais nada pode acontecer... Tire seus óculos se não consegue ver com eles! Talvez você veja através de outra coisa!
— Guia: Pronto, os não tolos erram outra vez! Pare! Sem óculos eu não consigo ler nem ver com clareza...
— Visitante: Você pode, no entanto, perceber o peso das coisas em volta. Pressentir. A finitude e a relação entre as coisas que lhe são próximas. Você não gosta da minha digressão, mas você, você está nos levando a lugar nenhum! Você quer a estrutura, as medidas. Você quer a segurança de que aquilo que você vê, aquilo que está ali, lhe pertence porque você o diz! Ora, e a “associação livre”, então! Esse dizer que deixa fluir tudo o que nos vem à cabeça sem lhe opor a menor crítica... para deixar escapar…. esse “.........”, que não se diz sem? Por que, então, não deixar os pássaros virem, mesmo que que batam com o bico na janela? Se a janela ........., um sopro de vento ........., arejado ......... E .........
— Guia: Você está me fazendo sair de MIM MESMO! Eu desisto!
— Visitante / Guia (juntos): Bom, vejamos! (risos).

– UEINZZ/AR

 

Encontros ao lado do atual Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO), antigo armazém convertido em refúgio provisório das atividades da Cinemateca Brasileira – entre as quais um cineclube – depois do incêndio de 1957. Parque do Ibirapuera, portão 5. (Primeiro encontro em 3 de setembro. Depois quinzenalmente, às quartas-feiras).

últimos posts
share on