todos Cursos e formações ENCONTROS ABERTOS Material Educativo Projetos Workshop
O que caminha ao lado
14.11.2014
Novo espaço “Goma”, no Campo Limpo, São Paulo, recebe doação da biblioteca criada por Erick Beltrán para a 31ª Bienal

Foi destinada ao novo espaço “Goma”, situado no Campo Limpo, São Paulo, a biblioteca criada para a área Parque da 31ª Bienal. O Goma funcionará como um espaço de convivência e ateliê híbrido de comunicação e arte: uma junção de coletivos que pretende movimentar (ainda mais) a zona sul de São Paulo. 

Ana Luiza Mattos (Arquivo Bienal) e Aline Maria (Agência Solano Trindade e Ateliê Popularte) na varanda do novo espaço Goma

A biblioteca doada ao Goma é composta por duplicatas de livros e catálogos de exposições selecionados do acervo do Arquivo Bienal.  O artista mexicano Erick Beltrán criou o projeto O que caminha ao lado para a 31ª Bienal em colaboração direta com o Arquivo, a Agencia Solano Trindade e a União Popular das Mulheres do Campo Limpo, onde realizou uma série de workshops de desenho. O artista propôs uma intervenção nos livros da biblioteca a partir da ideia do “duplo”, criando um sistema paralelo de organização da coleção. Os conceitos identificados por Beltrán foram representados por desenhos elaborados junto aos membros da comunidade do Campo Limpo e inseridos nos livros por um sistema de cores. O Programa Educativo da mostra vem realizando oficinas de desenho com o público, dando continuidade à criação do artista.



Diagrama de Erick Beltrán para a sua intervenção na biblioteca-auditório da 31ª Bienal

É importante lembrar que a parceria da Fundação Bienal com o Campo Limpo vem “de outras Bienais”. Foi durante a 30ª Bienal (2012) que aconteceram os primeiros saraus paralelos à mostra, organizados pela Agência Solano Trindade dentro do programa “Sala de Leitura”.  

Sarau Praçarau, Programa no Tempo da 31ª Bienal. © Rodrigo Lins / Fundação Bienal de São Paulo
Sarau da Kambinda, Programa no Tempo da 31ª Bienal © Rodrigo Lins / Fundação Bienal de São Paulo
No Narra Várzea o público é estimulado a jogar o futebol com suas próprias regras, sob comentários poéticos. © Leo Eloy / Fundação Bienal de São Paulo.
Sarau a Plenos Pulmões, Programa no Tempo da 31ª Bienal © Rodrigo Lins / Fundação Bienal de São Paulo
Sarau O que dizem os umbigos durante a 31ª Bienal. © Pedro Ivo Trasferetti / Fundação Bienal de São Paulo
O menor sarau do mundo, Programa no Tempo da 31ª Bienal © Leo Eloy / Fundação Bienal de São Paulo.
Jazz na Kombi, Programa no Tempo da 31ª Bienal © Leo Eloy / Fundação Bienal de São Paulo.
Treme Terra Esculturas Sonoras durante a abertura da 31ª Bienal © Leo Eloy / Fundação Bienal de São Paulo.
últimos posts
share on