todos Cursos e formações ENCONTROS ABERTOS Material Educativo Projetos Workshop
Workshop Material Educativo da 31ª Bienal
08.12.2013
Parceria colaborativa entre professores, educadores, curadores e equipe interna do Educativo Bienal aconteceu na última semana de novembro.

A 31ª Bienal já tem data marcada. A exposição acontece de 6 de setembro a 7 de dezembro de 2014. Os preparativos, no entanto, começaram desde agosto desse ano, com a chegada dos curadores internacionais da mostra.Na última semana de novembro, o Educativo Bienal iniciou a produção do Material Educativo em um processo colaborativo inédito. Pela primeira vez, foram convidadas cerca de 30 pessoas, entre professores, educadores, coordenadores pedagógicos e equipe interna do Educativo para elaborar o conteúdo do material.

“Conseguimos reunir um grupo talentoso que é nosso parceiro há muitos anos”, afirma a curadora do Educativo Stela Barbieri.

O grupo de estudo participou de um workshop durante cinco dias para mergulhar em 10 projetos da mostra e criar “pistas educativas”, como são chamados os exercícios que podem ser ativados em sala de aula.

“A Educação é um eixo central da 31ª Bienal”, afirma o curador Pablo Lafuente, que integra a equipe curatorial ao lado de Charles Esche, Galit Eilat, Nuria Enguita e Oren Sagiv, e participou do workshop.

A previsão é que o material esteja pronto em fevereiro de 2014 para ser distribuído com antecedência às escolas públicas e privadas.

Confira a impressão de alguns participantes do workshop do Material Educativo:



“Eu achei uma ideia super bacana de convidar pessoas que não são do núcleo da Bienal para participar dessa ação trazendo outras realidades, que ajudam a somar e fazer um projeto grandioso. Participar dessa ação colaborativa para mim foi uma honra. As trocas foram riquíssimas, no primeiro dia do workshop fiquei tão excitado com as conversas daqui que nem conseguia dormir, foi tão positivo que me tirou o sono.”
Pio Santana, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo


“Achei muito bom, porque enriquece bastante a conversa ter pessoas da educação formal e da não formal discutindo junto para fazer o material. Eu, como educadora, estou adorando participar, é uma grande oportunidade ter contato com os curadores da 31ª Bienal com tanta antecedência.”
Divina Prado, educadora da 29ª Bienal, Em Nome dos Aristas, 30ª Bienal e 30 × bienal



“Estou achando incrível. A gente que trabalha aqui na exposição ter contato desde o início com o material é muito bacana. O material ajuda a entender os conceitos da mostra e acaba sendo um material de apoio para nós educadores. Essa construção conjunta com a presença dos curadores é uma experiência muito boa.”
Cadu Gonçalves, educador na 30ª Bienal e 30 × bienal 


“Estou muito feliz e agradecido de estar aqui, porque as possibilidades de reflexão são enormes, pois são temas profundos, ocorrem trocas que abrem campos para gente. Esse processo todo tem sido enriquecedor pelo próprio processo e também pelas próprias pessoas. Um movimento coletivo de crescimento, e as trocas nos abrem para transformações.”
Oiram Bichaff, músico, educador e coordenador Educacional do Ensino Médio no Colégio Guilherme Dumont Villares


“Achei ótimo, pois é uma possibilidade muito válida de movimentar encontros de vários setores da educação. São vários olhares, várias instâncias debruçadas no mesmo assunto. A proposta é essa mesmo. Já dar um start para o ano que vem. Quando foram apresentados os eixos formadores, e ficamos pensando sobre isso, já nos sentimos mais pertencentes da exposição. Dá um gostinho, e como tem tempo, dá vontade de participar e construir cada vez mais.”
Talita Paes, supervisora dos educadores da 29ª Bienal, Em Nome dos Aristas, 30ª Bienal e 30 × bienal


“Depois que eu fui convidada me senti muito lisonjeada de trocar com pessoas que já estão no Educativo faz tempo. E nós, professores, sempre buscamos esse caminho de como trabalhar com a arte contemporânea, então participar desse processo é muito legal, e mostra alguns caminhos para se trabalhar com a sala de aula.”
Marisa Pires Duarte, professora na rede estadual, municipal e particular

Texto: Jhony Arai e Vivian Lobato
Foto: Sattva Horaci

últimos posts
share on