todos Cursos e formações ENCONTROS ABERTOS Material Educativo Projetos Workshop
Prabhakar Pachpute
22.01.2014
A curadoria da 31ª convidou o artista indiano para criar uma imagem única. Saiba mais sobre ele.

Canary in a Coalmine (detalhe), 2012, Clark House, Bombay, Índia, exposta na mostra Black+White

Chandrapur (Maharashtra, Índia), região onde Prabhakar Pachpute nasceu e cresceu é conhecida como “a cidade do ouro negro”. Sua família trabalhou por três gerações em uma das minas mais antigas do país. O artista graduou-se em 2009 em Artes Plásticas pela I.K.S. University, Khairagarh (Chhattisgarh, Índia) e obteve título de mestre pela Maharaja Sayajirao University of Baroda (Gujrat, Índia) em 2011. Expôs intensivamente na Índia e, em 2013, participou da mosta Black and White, no Van Abbemuseum, Eindhoven (Holanda), curada por Galit Eilat.

Dust Bowl in Our hands, 2013

As obras de Prabhakar Pachpute tratam das vidas dos mineiros de carvão e de suas questões e lutas trabalhistas em geral, e procuram transmitir o trauma sublime e o impacto psicológico de se trabalhar nas entranhas da terra. "Mesmo em seu tempo livre, estes trabalhadores se encontram em um estado de ansiedade permanente e sentem suas vidas desmoronando – consequência de morarem em cima das minas onde trabalham". Outra preocupação demonstrada pela obra do artista é a situação das comunidades agrícolas em torno desta área, já que, cada vez mais, terras são adquiridas para mineração e industrialização e os agricultores que nelas viviam encontram-se sem outras opções de subsistência.

Recentemente, Pachpute tem explorado novos métodos de desenho, expandindo os limites por meio do uso de lâmpadas e suas sombras. No primeiro semestre de 2014, estará em residência no Brasil, para a ocasião da 31ª Bienal de São Paulo. A vida dos mineiros de carvão que trabalham no interior do estado de Minas Gerais são o foco principal de seus estudos.

por Julia Bolliger Murari
imagens: Divulgação

 

 

últimos posts
share on