todos Cursos e formações ENCONTROS ABERTOS Material Educativo Projetos Workshop
Residências Artísticas 2014
22.05.2014
Por meio da Residência Artística FAAP, artistas internacionais da 31ª Bienal estão em São Paulo desenvolvendo pesquisas e atividades paralelas à exposição.

A Fundação Bienal e a FAAP renovam a parceria da Residência Artística FAAP para a 31ª Bienal de São Paulo. Nela, artistas internacionais residentes em São Paulo por períodos de 2 a 8 semanas, desenvolvem pesquisas, atividades e produzem obras inéditas para a exposição. O grupo de residentes que estará no Edifício Lutetia, em 2014, é o mais numeroso a participar do programa desde o início da parceria, em 2006.

Diferentes tipos de projetos estão sendo planejados pelos artistas da 31ª Bienal a partir da vivência na cidade de São Paulo. Ao exemplo de Danica Dakic, conhecida por suas instalações de vídeo e fotografia, o estudo local permitirá a criação de um filme inédito gravado com crianças do Colégio de Santa Inês. Para a egípcia Anna Boghiguian, que contempla em seu trabalho a dimensão espiritual dos espaços urbanos e origens da raça humana, viagens à Amazônia serão o gatilho para uma nova série de desenhos e esculturas. No caso do indiano Prabhakar Pachpute, autor do cartaz da 31ª Bienal, a residência está dividida entre São Paulo e Minas Gerais, onde o artista pesquisará a vida dos mineiros de carvão. Nilbar Güres elabora uma instalação com objetos religiosos das culturas brasileira e turca.

Além destas, também estão confirmadas as presenças de El Hadji Sy (Senegal), Erick Beltrán (México), Ines Doujak (Áustria), John Barker (Reino Unido), Juan Pérez Agirregoikoa (Espanha), Pedro G. Romero (Espanha), Sheela Gowda (Índia), Ruangrupa (Indonésia), entre outros. Atividades paralelas, tais como falas e encontros entre os artistas e o público, alunos e professores da FAAP, acontecem toda última 4ª feira do mês no Edifício Lutetia, confira a agenda na seção Calendário da 31ª Bienal.

últimos posts
share on